Posts Relacionados
O2 Filmes e realidade virtual a caminho do SXSW 2016

site o2-03

 

A O2 Filmes quer levar seu conhecimento na produção de conteúdo imersivo ao festival SXSW de 2016. E você pode nos ajudar.

 

É só entrar neste link http://panelpicker.sxsw.com/vote/49573, criar uma conta e escolher nosso conteúdo: "Museum of Tomorrow: Immersive Storytelling".

 

O case inscrito pela O2 Filmes no Festival mostrará os caminhos  percorridos pela produtora desde a concepção até a finalização do filme de 8 minutos realizado para o Museu do Amanhã e que será projetado em um domo instalado na entrada do espaço, no Rio de Janeiro. A O2 Filmes vem trabalhando em projetos de narrativas imersivas, como a realidade virtual, há três anos. A palestra de Ricardo Laganaro, diretor do filme, terá como foco esta trajetória. "A experiência narrativa é o foco desta apresentação, vamos mostrar toda a evolução na pesquisa em tecnologia e criação em realidade virtual, até a produção final de um filme em VR (virtual reality)", conta Ricardo.

 

Sobre o SXSW: O South by Southwest é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece toda primavera em Austin, Texas, Estados Unidos. Tornou-se plataforma importante e de alta visibilidade para a economia criativa mundial. Considerado o maior festival de criatividade do mundo, foi considerado a 12ª companhia mais inovadora do mundo pela revista Fast Company.

 

 

298 visitas
O2 Filmes vai contar sua experiência na produção de filmes em realidade virtual no festival Mediamorfosis, em 13 de agosto

laganaro b

Ricardo Laganaro

 

O diretor da O2 Filmes Ricardo Laganaro apresentará no dia 13 de agosto, quinta-feira, às 11h45, a mesa "Realidade Virtual: Uma conversa sobre a Experiência da O2 Filmes", no festival Mediamorfosis, evento originalmente criado na Argentina e que acontece em São Paulo pela primeira vez. O evento, iniciativa do Brazilian TV Producers (BTVP), programa de exportação da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) em parceria com a Apex-Brasil,  debaterá o impacto das novas tecnologias no modo de produzir e consumir conteúdo e as transformações da mídia.

 

A O2 Filmes vem trabalhando em projetos de narrativas imersivas, como a realidade virtual, há três anos. A apresentação de Ricardo Laganaro terá como foco a experiência da O2 Filmes na criação de filmes com conteúdo imersivo. "A experiência narrativa é o foco desta apresentação, vamos mostrar toda a evolução na pesquisa em tecnologia e criação em realidade virtual, até a produção final de um filme em VR (virtual reality)", conta Ricardo. "É a experiência de quem saiu da tela plana para o conteúdo em realidade virtual. Saímos do zero, ou melhor, desaprendemos tudo o que sabíamos na produção de filmes em tela plana para chegarmos a filmes em que a tela inexiste", finaliza o diretor da O2 Filmes.

 

Após a apresentação do Ricardo Laganaro, o Mediamorfosis vai discutir as implicações desta tecnologia no Brasil e quais são os desafios na criação de conteúdo em VR, com a presença de Mark Atkin e Oscar Raby, e mediação do diretor da O2. Mark Atkin é curador do Interactive at Sheffield, que realiza o Crossover Interactive Summit, uma conferência digital anual que dá início ao Sheffield Doc/Fest, mostra dos documentários de Realidade Virtual. Já Oscar Raby é artista multimídia e produtor de conteúdo em realidade virtual; seu documentário Assentfoi exibido em 2014 nos festivais de Sundance, IDFA e no Sheffield Doc/Fest, em que ganhou o prêmio da audiência para projetos interativos.

 

O Mediamorfosis é voltado para profissionais ligados à produção e compartilhamento de conteúdo e as inscrições podem ser feitas pelo site br.mediamorfosis.net.


"Realidade Virtual: Uma conversa sobre a Experiência da O2 Filmes", com Ricardo Laganaro @ Festival Mediamorfosis
Data: 13 de agosto, das 11h45 às 12h45
Inscrições no site br.mediamorfosis.net

Local: Praça das Artes - Avenida São João, 28 - Centro, São Paulo, SP


 

857 visitas
Diretor de efeitos visuais da O2 Pós, Sandro di Segni apresentará experiência brasileira em importante evento para a área de efeitos visuais

sandro di segni

Sandro di Segni vai apresentar panorama da produção em efeitos especiais do Brasil em Los Angeles



Sandro di Segni trabalhou nas mais importantes produtoras de efeitos especiais do mundo. Hoje, integrando a equipe de efeitos visuais da O2 Pós - braço de pós-produção da O2 Filmes, o profissional possui olhar único para o setor. Ele apresentará a mesa "VFX in Brazil - Today and Tomorrow" na Siggraph, o mais importante evento do mundo para a área de efeitos visuais. A palestra acontece dia 11 de agosto, às 16h (horário local). Mais informações no site s2015.siggraph.org

Sandro vai falar sobre a produção atual de efeitos visuais no Brasil e sua visão para a indústria brasileira. "Hoje no Brasil, a O2 Pós desenvolveu processos pelos quais atingiu uma qualidade técnica e profissional que lhe permite concorrer com qualquer país do mundo na área de efeitos visuais.", explica Sandro. "Temos condições de ser um prestador de serviços nesta área em escala global", finaliza ele.

Sandro colaborou em alguns dos filmes mais assistidos da história recente, como Harry Potter, Thor 2, O Homem de Aço e Godzilla, entre tantos. Ele trabalhou em empresas como Double Negative e Lucasfilm, e atualmente supervisiona a produção de efeitos visuais em diversos trabalhos da O2 Pós.
 

Além de sua apresentação, Sandro será moderador do grupo "CG na América Latina", um Encontro em forma de oficina que vai discutir a indústria de Computação Gráfica na América Latina.

 

 

 

759 visitas
Novo filme do diretor Hector Babenco, "Meu Amigo Hindu", foi finalizado na O2 Pós

hector babenco

O diretor Hector Babenco

 

 

O filme tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano e conta com elenco estelar: Willem Dafoe, Selton Mello, Stella Schnabel, Reynaldo Gianecchini, Bárbara Paz, Maitê Proença, Maria Fernanda Cândido, Dalton Vigh, Ary Fontoura, Tania Khalill e Dan Stulbach.

 

O filme conta a história de um homem condenado por uma doença maligna. Durante as longas noites no hospital, ele compartilha um quarto com um menino hindu de oito anos de idade com quem brinca enquanto inventa histórias.

Hector Babenco dirigiu O Beijo da Mulher Aranha, Carandiru e Pixote - A Lei do Mais Fraco, entre outros filmes

 

 

711 visitas
Colorista da O2 Pós Rio de Janeiro, Fábio Souza já trabalhou em mais de 80 longas

 

colorista fabio de souza

O colorista Fábio Souza na O2 Pós Rio de Janeiro

 

Fábio Souza é um dos coloristas mais respeitados no cinema nacional. Ele trabalhou em mais de 80 filmes, incluindo sucessos de público como "Meu Passado me Condena", "Divã" e "De Pernas para o Ar", e filmes premiados como "Era uma vez eu Veronica" e "Fica comigo esta noite". 

No bate papo abaixo, Fábio conta como começou sua carreira e quais são as características que definem um bom profissional de sua área. 

Como você começou sua carreira?
O meu primeiro contato com o mundo do cinema foi em 1995, quando ingressei na LaboCine para trabalhar no CPD, foi quando tive a oportunidade de assistir ao Ivo (grande marcador de luz) trabalhando no 
collor analyser, fiquei realmente chocado em saber que era daquele jeito que as coisas aconteciam. Comecei a acompanha-lo e ficava encantado ao ver cada copião sendo marcado e assistido na projeção. A partir daquele momento eu tive certeza que tinha encontrado o meu caminho. Comecei entendendo cada processo do laboratório, desde a revelação e suas partes até a escolha do material positivo para exibir as imagens, fui entendendo como cada decisão durante o processo influenciava diretamente na imagem final. Tive o meu primeiro contato com o mundo da intermediação digital quando estagiei na Tape House, em Nova York operando a mesa Davinci 2K. Pude acompanhar todas as etapas da migração da pós-produção da imagem do ótico para o digital que conhecemos hoje em dia.

 

A lista de filmes que você finalizou é impressionante. Quais trabalhos você destacaria entre tantos? Quais são seus favoritos?
Destaco o "Do Outro Lado da Rua", fotografia de Toca Seabra, que me deu a oportunidade de fazer o meu primeiro longa e também me ensinou muito, foi maravilhosa a sensação de ver um trabalho ganhar um prêmio de melhor fotografia e estar diretamente ligado a este trabalho. Outro destaque é "Cazuza", fotografia de Walter Carvalho. Os experimentos que ele lançou fotografando em 16mm e ampliando em janela molhada diretamente para um positivo ao invés de um master, como era de costume, revelando de forma a retirar mais prata no internegativo para conseguir aquele look estonteante na telona. Ter acompanhado esse grande gênio no seu processo criativo não tem preço. Também destaco "Sudoeste", fotografia de Mauro Pinheiro, que é fascinante não somente pelo seu famoso enquadramento mas também pela maestria deste grande fotógrafo com o qual muito aprendi. 

 

Em "Heleno", por exemplo, existe um tratamento muito bem feito que remete ao cinema dos anos 40. Pode comentar este trabalho?
Esse filme foi muito particular, o desafio estava justamente no contraste característico dos filmes da época. Nas cenas de lembrança reproduzimos a oscilação, um pouco de perda de definição e luminância nas bordas, característico do projetor e lente S8mm. Nas cenas de chuva no estádio durante os jogos, dependendo da posição da câmera, às vezes a chuva simplesmente não aparecia, a solução foi utilizar uns plates de chuva que o fotógrafo Walter Carvalho filmou e pre-multiplicar sobre as imagens que necessitavam da chuva, de forma que ficasse bem natural, tudo isso durante a correção de cor.

 

Você trabalhou em filmes que foram recordistas de espectadores nos cinemas, como "Divã" e "Meu Passado me Condena". Como você sente ao ver seu trabalho assistido por tanta gente?
Uma vez um grande diretor de fotografia me ligou para dizer que no final da projeção em um dos Festivais de Nova York vieram até ele para pedir o seu autógrafo e ele disse "mas eu não sou o diretor do filme", e o espectador lhe disse que sabia e que o autógrafo era pela fotografia. É gratificante ter tanta gente curtindo o meu trabalho, não somente no Brasil mas no mundo, saber que se faz parte de uma equipe de profissionais dedicados ao entretenimento e ter a oportunidade de ajudá-los de certa forma a contar essas histórias maravilhosas é realmente uma dádiva e espero ajudar a contar muitas outras. Me sinto realizado, agradeço a Deus pela oportunidade de trabalhar com a sétima arte. 

 

Quais são as qualidades que um profissional da sua área precisa ter para se destacar?
Quem quiser seguir essa profissão tem que ser amante da arte, estudar os grandes gênios da pintura e seus movimentos, ver muitos filmes, ser perfeccionista, obstinado e excelente em interpretação. Ser colorista é saber viajar na mente dos diretores e apertar botões com muita sensibilidade e carinho para expressar suas ideias.

1438 visitas
Paulo Barcellos, diretor da O2 Pós, fará palestras sobre pós-produção para Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão

11749351 10155760333325858 1608453305 n

Paulo Barcellos

 

Numa iniciativa da O2 Pós, a ABPITV - Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão - promoverá encontros sobre pós-produção para seus associados na próxima semana em São Paulo (dia 7 de julho) e Rio de Janeiro (dia 8 de julho).

 

O palestrante de ambos os encontros será o diretor geral da O2 Pós Paulo Barcellos, que apresentará aos participantes os diferentes processos da pós-produção, desde a concepção do projeto, adequação dentro do orçamento, tratamento do roteiro, escolha dos equipamentos de gravação ,até formatos de entrega das cópias dos projetos.

 

 

Conheça o trabalho da ABPITV no site abpitv.com.br

 

 

 

 

 

 

700 visitas
Longa "Depois de Você" será finalizado pela O2 Pós

"Depois de Você (Efeito Ex-Marido)", longa metragem do diretor Marcus Ligocki, terá sua pós-produção realizada na O2 Pós. Omar Colocci, supervisor da O2 Pós, esteve no set de filmagens desta deliciosa comédia na última semana, onde foi recebido pela equipe do filme. A O2 Pós ficará responsável pelos serviços de supervisão on set, conform, correção de Cor, 3D e criação da abertura e créditos finais.

 

equipe depois de você

Na foto, o fotógrafo André Carvalheira, o produtor executivo Marcelo Torres, o diretor Marcus Ligocki e o supervisor da 02 Pós Omar Colocci, em visita ao set de "Depois de Você"

943 visitas
"Prova de Coragem" é o novo projeto finalizado pela O2 Pós

provadecoragem site

 

Adaptado do livro Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, o filme, uma produção de Monica Schmiedt, é dirigido por Roberto Gervitz e foi rodado em Porto Alegre.

 

Prova de Coragem conta a história de Hermano (Armando Babaioff), médico bem sucedido, que prepara uma escalada de alto risco em uma montanha na Terra do Fogo, quando se vê às voltas com a gravidez de Adri (Mariana Ximenes). Mesmo com a perspectiva de ser pai, Hermano decide seguir com a escalada. Esta é a prova de coragem que Hermano deve a si mesmo, ele carrega a culpa de nada ter feito para evitar a morte de seu melhor amigo de adolescência.

 

No filme, duas questões se combinam: O que é ser livre - navegar ao sabor de desejos ou escolher seus compromissos? Para responder, é preciso coragem. "Há um espírito de sintonia da equipe, que está relacionado à atitude rigorosa e artesanal desta produção", comenta Roberto Gervitz.

 

A pós-produção de imagem desse Longa acontece em São Paulo, a cargo da equipe da O2 Pós, que está criando os efeitos e tratando a imagem do filme.

 

Na última semana o diretor esteve na capital gaúcha para definir a estética do som do filme. Pra isso ele conta com equipe do estúdio de Kiko Ferraz. "Como o filme teve uma ótima captação de som direto, o foco do trabalho de áudio está na criação".

 

A estreia será no dia 05 de novembro, com 60 salas digitais nas principais capitais brasileiras.

515 visitas
O2 Pós finaliza filme "Meu Passado Me Condena 2"

meupassadomecondena2 site


A O2 Pós assina a finalização do longa Meu Passado Me Condena 2, que conta com Fabio Porchat e Miá Melo no elenco. A O2 Pós realizou os trabalhos de conform, correção de cor, composição  e delivery.


Com estreia marcada para 2 de julho nos cinemas, Meu Passado Me Condena 2 tem direção de Julia Rezende e conta a história de Fábio (Fábio Porchat) e Miá (Miá Mello) quando enfrentam a primeira crise conjugal. Ela pede o divórcio, mas acaba sendo convencida a embarcar com ele para Portugal para consolar o avô (Antônio Pedro), que acabou de ficar viúvo. Lá, Fabio reencontra sua namorada de infância, Ritinha (Mafalda Rodiles), que agora é noiva de Alvaro (Ricardo Pereira), seu rival desde menino.


Tentando esconder de todos que estão à beira da separação, Fábio e Miá vivem situações hilárias e inesperadas que acirram ainda mais a crise no casamento. Além de Fábio e Miá, o filme conta no elenco com Inez Viana, Marcelo Valle, Antônio Pedro, Rafael Queiroga, Ricardo Pereira, Mafalda Rodiles e participação de Ernani Morais.


 


415 visitas
Pós-Produção em discussão na Semana ABC

paulo samanaabc site

 

Na última quarta-feira, dia 13 de maio, a mesa de discussão que abriu a Semana ABC, que está sendo realizada na Cinemateca Brasileira, teve a participação do nosso diretor da O2 Pós, Paulo Barcellos, falando sobre a evolução do mercado de pós-produção no Brasil.

 

Durante o debate, o Paulo apresentou alguns trabalhos recentes desenvolvidos na casa, além dos números impressionantes que a O2 Pós tem conseguido dentro desse mercado que cresce cada vez mais.

 

Clique na imagem abaixo para conferir o vídeo completo da mesa que contou também com a participação de José Francisco Neto e José Augusto De Blasiis.

 

videofalso semanaabc

889 visitas
O2 Pós Finaliza Longa "Qualquer Gato Vira-Lata 2"

cartaz site

 

A O2 Pós assina a finalização do longa Qualquer Gato Vira-Latas 2, longa dos diretores Roberto Santucci e Marcelo Antunez, que conta com Cléo Pires, Malvino Salvador e Dudu Azevedo no elenco. A estreia está marcada para o dia 4 de junho.


Núcleo de pós produção da O2 Filmes, a O2 Pós foi responsável pelos trabalhos de conform, correção de cor, rotoscopia e composição desta deliciosa comédia. O filme narra a história de Tati (Cléo Pires), que no primeiro filme aprendeu as regras do amor e conseguiu conquistar Conrado (Malvino Salvador).


Agora, ela está pronta para dar o próximo passo. O casal viaja para Cancún e ela planeja o pedido de casamento, mas depois de ouvir um "Posso pensar?", Tati se decepciona e seu ex Marcelo (Dudu Azevedo), volta a ter esperanças em reconquistá-la. Para piorar, Ângela (Rita Guedes), ex de Conrado, também está no local para lançar um livro que bate de frente com o dele. O longa conta com as participações especiais de Fabio Jr. e Marcelo Saback.


O filme é uma produção Tietê Produções e Raiz Produções. Coprodução Paris Produções, Globo Filmes, Telecine Productions e RioFilme. Paris Filmes e Downtown Filmes são as distribuidoras. 



410 visitas
Fernando Meirelles e Paulo Barcellos participam de debates na Cinemateca sobre produção audiovisual

banner semana abc 2015 site

 

A O2 Filmes participará da Semana ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), marcada para acontecer na Cinemateca Brasileira entre os dias 13 e 15 de maio. A Semana ABC de Cinematografia promove conferências, painéis e debates que discutem temas, tendências e novas tecnologias para o setor do audiovisual. Na edição deste ano, a décima terceira, a O2 participa em diversas frentes.

 

O diretor Fernando Meirelles participa da mesa "Séries de TV: Novo Espaço Criativo?", no dia 15 de maio, às 17h. Paulo Barcellos, diretor da O2 Pós, terá participação na mesa "A Pós-Produção em Evolução: Criando Soluções para as Produções Brasileiras", marcada para o dia 13 de maio, às 9h30.

Além destas mesas, a O2 Pós estará presente no espaço de exposição de equipamentos e serviços que acontece no saguão da Cinemateca.

A entrada é gratuita. Se você quiser acompanhar as discussões nestas duas mesa-redondas, vamos transmitir os highlights no Twitter oficial da O2 Filmes: https://twitter.com/o2filmes

 

 

Confira detalhes da programação da Semana ABC e saiba como participar: http://abcine.org.br/semana-abc/

 

 

 

Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo
(11) 3512-6111

697 visitas
Entre os novos caminhos da tecnologia

palestra

 

No momento em que só se fala de crise econômica e revolução tecnológica, os profissionais da O2 Filmes Wilton Matos e Clayton França participaram da III Mostra de Tecnologia da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), e promoveram duas palestras sobre os novos caminhos da tecnologia que geram diferentes mercados e inesperadas oportunidades de trabalho. A mostra ainda reuniu os mais diferentes profissionais ligados ao mercado de comunicação, tecnologia e informação através de workshops, palestras e exposições.

 

Matos foi aluno egresso do curso de Comunicação Social em Rádio e TV e compartilhou com estudantes e acadêmicos a sua trajetória ao longo dos últimos anos. Atualmente ele é editor online na O2 Pós e falou sobre os processos e fluxos de trabalho na produtora. Já Clayton França expôs aos participantes as técnicas que envolvem a rotoscópia, dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação. O profissional ainda abordou a temática da composição de efeitos e as principais ferramentas do mercado.

 

 

440 visitas
O2 Filmes inaugura unidade de pós-produção no Rio de Janeiro

o2posrio


O2 Pós pretende atender agências, TVs e produtoras cariocas

 

No início de 2013, a O2 Filmes colocou a serviço do mercado audiovisual brasileiro sua expertise, equipe e infraestrutura de Pós-produção, antes exclusivos das produções da O2. A O2 Pós rapidamente tornou-se referência no mercado de finalização e pós-produção e hoje possui cerca de 100 profissionais dedicados a realizar serviços completos de pós-produção em filmes, séries e peças publicitárias.

 

Este mesmo serviço agora chega ao Rio de Janeiro, com a O2 Pós Rio, que conta com sala de correção de cor e 10 ilhas de edição. Além destes serviços, a O2 Pós Rio trabalha conjuntamente com a sede paulista através de uma rede de fibra ótica que funciona na mesma velocidade de uma rede local.

 

Serviços como conformação de mídias, composição de imagens e computação gráfica (2D e 3D) serão realizados na sede em São Paulo através de link de fibra-ótica, em tempo real.  O processo também funciona de forma inversa, possibilitando a equipe do Rio trabalhar em jobs acontecendo em São Paulo.

A O2 Pós Rio está equipada com:

 

- Sala de Correção de Cor;

- Projetor Christie 2K, Player de DCP, Monitor de OLED e preparada para o Cinema Digital;

- Ilha de Edição;

- 10 ilhas de edição para atender a longa e series produzidos no Rio de Janeiro

 

 

O2 Pós Rio
Endereço: Rua Pereira da Silva, 602 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2535-1568 | (21) 2246-0654

 

 

 

 

1409 visitas
INGRID GUIMARÃES NA O2

ingrid e silvia peq

 

No dia 27 de fevereiro, a atriz Ingrid Guimarães visitou a O2 para assistir à projeção de seu novo filme, dirigido por, José Eduardo Belmonte, Tudo Bem Quando Termina Bem.

 

O filme em fase final de montagem, em breve, será finalizado na pós produção da O2.

 

Na foto Ingrid Guimarães com Silvia Levy, atendimento da pós produção.

520 visitas