Posts Relacionados
QUE MONSTRO TE MORDEU ?

A O2, através do departamento de Pós-Produção, foi  contratada para fazer a finalização da Série do SESI, TV Cultura, Caos Produções e Primo Filmes intitulada Que Monstro te Mordeu? .

 

Para atender esse Projeto foi criado um núcleo com profissionais altamente qualificados que executarão os serviços de 3D, 2D, correção de cor, conform e supervisão de efeitos on set .


Que Monstro te Mordeu? é um seriado Infantil com 50 Episódios de 22 minutos para TV e 50 Episódios para Internet de até 3 minutos, com produção de Cao Hamburger e Matias Mariani e direção artística de Cao Hamburguer.

 

 

montagem

Matias Mariani e Cao Hamburger, produtores de Que Monstro te Mordeu?. Cao Hamburger acumula a função de diretor artístico da série.

1119 visitas
VIVO PENSAMENTO - BASTIDORES

 

cn02 breakdown v01 4x3

 

O filme Pensamento do cliente Vivo, realizado através da agência Young & Rubicam, dirigido por Alex Gabassi com direção de fotografia de Ricardo Della Rosa, utilizou os serviços de pós produção da O2.

 

Com supervisão geral de Sandro Di Segni, diretor técnico de efeitos especiais da produtora, o filme contou com o compositor de pós-produção Emerson Bonadias que acumulou a supervisão de efeitos deste trabalho ao lado de Sandro e Carlo Vecchi.

 

Pensamento teve 100% de trabalho em rotoscopia, o que permitiu a total utilização do material captado no set preservando a alta qualidade da direção de fotografia de Ricardo Della Rosa. O diretor Alex Gabassi acompanhou o trabalho da pós-produção.

 

Um dos desafios desse filme foi a multiplicação dos personagens. Para isso, optou-se pela utilização de motion control, técnica muito pouco usada no Brasil

 

Veja o filme:

 

 

Na equipe de pós, com Sandro e Emerson trabalharam os seguintes profissionais: Clayton França e Benedito Bertholi, da rotoscopia; Tiago Corá do Flame; Luciano Foca na correção de cor e Carlo Vecchi.

 

Os trabalhos foram realizados em duas semanas, após a aprovação da montagem.

 

Emerson contou para o site as fases do trabalho, veja no vídeo abaixo:

 

 

769 visitas
MINHOCAS - ESTREIA EM DEZEMBRO

cartaz-minhocas peq

 

Minhocas - o primeiro longa brasileiro de animação stop-motion estreia em dezembro. O filme é dirigido por Paolo Conti, da produtora Animaking e utiliza técnica original que o caracteriza como uma animação brasileira.

 

edit 2

 

A história contada aborda as aventuras de uma minhoca pré-adolescente e deverá cativar o público de diferentes idades.

 

Com um orçamento bem menor que qualquer produção internacional similar, o trabalho de Minhocas tem um caráter inovador e apresenta uma admirável persistência de seus realizadores. Paolo e seus colaboradores trabalharam 7 anos para realizar o filme.

 

Os personagens são simpáticos e carismáticos.

 

edit 3

 

Minhocas conta as aventuras de Junior e seus amigos, Linda e Neco. O filme tem tudo para que os jovens se identifiquem com os personagens. O trio de amigos é antenado e aventureiro. Há suspense, perigos e muita aventura.

 

Minhocas foi finalizado pela O2. A produtora responsabilizou-se também por Zap, um tatu-bola que contracena com os adolescentes minhocas e foi realizado pelo grupo de 3D.

 

edit 1

 

Minhocas é uma animação inovadora, de alta qualidade e uma produção brasileira.

 

Assista ao trailer:

 

947 visitas
THE FOUNDRY NA O2

img 3649 edit cut peq

Bill Collis (ao centro, de camisa azul) e a equipe de Pós Produção da O2.


Em 7 de novembro na sede da O2 na Vila Leopoldina  Bill Collis, CEO da The Foundry, companhia britânica especializada em softwares para produção de animação em 3D apresentou  para  os  profissionais  da  pós  produção  os benefícios e vantagens do uso da ferramenta Nuke na produção de publicidade, onde a busca por qualidade e rapidez é constante. Acompanhou-o  na  visita  Lucy Cooper, head de marketing da Foundry.

 

The Foundry é uma das empresas mais inovadoras e presentes no segmento de softwares para efeitos visuais e já recebeu diversos prêmios técnicos como o Scientific and Engineering Award da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e está presente  em  produções  como Piratas do Caribe, Senhor dos Anéis, The Amazing Spiderman, Transformers, O Hobbit.

 

img 3656 edit peq

O supervisor de VFX Hugo Guerra.

 

Hugo  Guerra , VFX Supervisor acrescentou exemplos de workflow e pipelines num processo de pós produção de  publicidade , mostrando como a  otimização de um pipeline resulta  melhor  em  prazos  mais  curtos. Discorreu sobre a flexibilidade de  um pipeline de acordo com o job e a especialidade de  cada  artista , apresentando  trabalhos feitos em plataformas da The Foundry como Nuke e Hiero. Finalizou apresentando ao grupo de profissionais da O2 trabalhos realizados por sua equipe e alguns breakdowns.

 

img 3672 edit peq

A equipe de Pós Produção da O2 presente à palestra.

421 visitas
ALAN ZILLI E A AES

Alan Zilli, o profissional da O2 responsável pela finalização de som de algumas das produções de entretenimento, conversou com o site sobre sua visita à convenção da AES - Audio Engineering Society (Sociedade dos Engenheiros de Áudio, em português) - que ocorreu este ano em Nova York. Ele destacou a seriedade do encontro que tem seminários, mesas práticas e teóricas com exposições de papers e documentos acadêmicos, além de um grande pavilhão destinado aos fabricantes de equipamento para exibição dos últimos lançamentos.

 

alan-zilli-05-11-13

 

A convenção reúne profissionais de todas as áreas da produção de áudio, e os seminários são divididos por tema: produção musical, acústica de salas, broadcasting, produção de som para filmes e TV. Há também um grande segmento cada vez mais presente que são as produções de áudio para games, que concentram um grande contingente de profissionais.

 

Nas mesas destinadas ao tema Sound for Picture, ficaram muito claras as diferenças de realidade entre as produções realizadas pelos grandes estúdios de Hollywood, as produções do cinema europeu e as produções independentes de Nova York com orçamentos menores. Mas um ponto é comum: os orçamentos, em geral, vem caindo.

 

Alan conta que observou, no decorrer das produções, que é o produtor que acompanha o dia-a-dia do processo: tomando decisões, indicando os caminhos, ajustando os prazos. Este profissional alia competência técnica, conhecimento dos equipamentos e programas utilizados e está imbuído das inovações tecnológicas que são incorporadas para reformulação dos métodos utilizados. O resultado é um amplo planejamento que permite ao produtor canalizar recursos para os pontos em que o investimento vai propiciar mais retorno ao produto final.

581 visitas
THE FOUNDRY NA O2

A O2 receberá, no dia 7 de novembro, o presidente da The Foundry que falará sobre o uso do Nuke na publicidade.


The Foundry é uma das empresas mais inovadoras e presentes no segmento de softwares para efeitos visuais e já recebeu diversos prêmios técnicos como o Scientific and Engineering Award da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Produções como Piratas do Caribe, Senhor dos Anéis, The Amazing Spiderman, Transformers, O Hobbit utilizaram os softwares da The Foundry.

 

Os representantes da The Foundry que estarão na O2 são Bill Collis, CEO e co-fundador da companhia; e Lucy Cooper, head of marketing. Eles apresentarão os benefícios e vantagens da adoção de ferramentas como o Nuke no mundo publicitário onde a necessidade é qualidade e resultados rápidos.  

 

Confiram no vídeo a apresentação do software Nuke:

 

513 visitas
MARCAS DA MEMÓRIA NA CINEMATECA

 

convite-web14

 

Libertários, filme que aborda a importância do anarquismo nos movimentos operários brasileiros do final do século XIX e começo do século XX, dirigido por Lauro Escorel, abre na próxima quarta-feira a mostra Marcas da Memória da Cinemateca.

 

A mostra vai de 23 a 27 de outubro e é uma realização da Cinemateca, da Sociedade Amigos da Cinemateca e da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

 

A mostra Marcas da Memória comemora a finalização do projeto memória cinematográfica para um tempo sem memória.

 

O filme de Lauro é uma produção de 1977 e foi elaborado com material do arquivo Edgard Leueroth, que é o mais completo acervo da imprensa operária brasileira. O filme foi restaurado digitalmente.

 

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso 207, na Vila Clementino.

 

Dentro da Mostra, no sábado, dia 26 será apresentado, às 17 horas, o longa Os Fuzis, de 1963, com direção de Ruy Guerra, que foi restaurado digitalmente pelo departamento de pós-produção da O2.

 

Ruy Guerra estará na Cinemateca para apresentar seu filme.

 

convite-web2

449 visitas
SE EU FOSSE VOCÊ

Para a série Se Eu Fosse Você, produzida pela Total Entertainment para o canal Fox e que estreará dia 16 de outubro, a O2 fez os serviços de conform e correção de cor através de seu departamento de pós produção. E também a arte da abertura e créditos finais.

 

se-eu-fosse-vc-01

 

A série é baseada no longa de mesmo nome, que alcançou grande sucesso de público.

 

se-eu-fosse-vc-03

 

Os protagonistas da série são Paloma Duarte e Heitor Martinez.

597 visitas
ARTE NA O2

A O2 criou o Departamento de Arte reunindo os profissionais do motion e os diretores de arte sob a coordenação de Christiano Parentoni. Este grupo de profissionais é responsável na pós produção pelos trabalhos da publicidade, da área de cinema e entretenimento e dos novos projetos.

 

05-04 002 arte 003

 

As fotos mostram o espaço de trabalho do grupo na sede da O2, na Vila Leopoldina. O time de profissionais é composto por Silvio Cunha, Ebson Clarindo, Ricardo Gorod, Carlos Roncoletta, Christiano Parentoni, Zeca Riscala, Ton Ruey, Christian Reid, Vital Pasquale e Thigas Sá.

 

equipe arte

826 visitas
DOMINANDO O LEONARDO

O grupo de profissionais da pós-produção que passou a utilizar o novo corretor de cor Da Vinci está participando de um curso de aprimoramento e capacitação na produtora.

 

01-da-vinci-19-03

 

Com aulas diárias de 4 horas de duração, o grupo, sob orientação dos profissionais da Inspiratorium, conhecerá as várias possibilidades oferecidas pelo Software de última geração.

 

02-da-vinci-19-03

 

O supervisor de efeitos da pós Carlo Vecchi, que agora também está responsável pelo departamento de cor, está implementando um novo workflow para a otimização do processo de correção de cor.

1229 visitas
SNOWFLAKE: O CONTROLE DA IMAGEM

Carlo Vecchi, coordenador de efeitos da O2, sempre ligado ao aprimoramento técnico dos trabalhos de filmagem, pós produção e finalização conversou com o site sobre o SnowFlake, que possibilita o controle da imagem nas mãos do produtor, diretor e fotógrafo.

 

Com a chegada do cinema digital veio também uma série de novas câmeras e novos formatos de arquivos. Apesar de mais barata, a captação digital ocasionou novos problemas. Uma série de novas dúvidas foram surgindo, lacunas de workflow apareceram e o controle da imagem que se tinha durante uma filmagem em película se perdeu.

 

p1040609

 

O SnowFlake é um serviço completo criado para devolver esse controle para o set, projetado para simplificar o processamento de imagens digitais durante a filmagem. Na prática, o sistema cobre as diversas lacunas de workflow e passa a funcionar como um laboratório digital móvel, onde acontece a "revelação" dos arquivos digitais.

 

Numa filmagem digital com o SnowFlake, o processo de filmagem fica bastante simplificado. Todos os testes de câmera podem ser acompanhados na hora, todo o material gerado é processado através do arquivo original da câmera e o sistema gera os arquivos no formato de escolha do cliente. O SnowFlake passa a ser o gerenciador de arquivos, cuidando não apenas da imagem mas também da logística de entrega, backup, geração de dailies e correção de cor offline.

 

p1040611

 

Com o SnowFlake no set, basta dizer qual será o software de montagem do filme e como quer receber os arquivos que o serviço cuida de todo o resto.

 

No caso de filmagens com câmeras como Arri Alexa e Canon C500, o SnowFlake pode ser combinado com nosso gravador Gemini 4:4:4 num pacote, possibilitando a captação em 2K e 4K sem compressão e o ultra rápido processamento dos arquivos no set.

686 visitas
O MERCADO DE EFEITOS DE CINEMA

O mundo dos efeitos visuais no cinema está em polvorosa. Dispensas, protestos, discussões entre os artistas da área de visual effects, produtores, custos altos, especializações são tópicos da discussão.

 

Marcelo Souza, da área de efeitos da O2, contou para o site sobre esta onda de protestos no mundo dos efeitos visuais no cinema:

 

Semana passada, eu e um amigo de outra produtora, o Fernando Reule da Koi-Factory (RJ) participamos de um VideoLog bem legal falando sobre a recente onda de protestos no mundo dos efeitos visuais no Cinema.


Desde o Oscar estão rolando vários protestos dos Artistas de VFX (Visual Effects) pela canibalização do mercado de efeitos, onde produtoras de MUITO SUCESSO, como a Rhythym&Hues que acabou de ganhar o Oscar com "A VIDA DE PI" fechou as portas nos EUA deixando vários artistas desempregados e sem pagamento. Isso vem acontecendo desde a época do filme "Avatar", e explodiu agora com o "PI".


O Diretor Ang Lee pra completar não foi muito feliz em suas colocações, o Supervisor de Efeitos que foi dar seu discurso no palco do Oscar explicando a situação foi censurado, houve um protesto de uns 500 artistas de VFX de Los Angeles em frente à entrada da cerimônia e em paralelo um MONTE de gente nas redes sociais, principalmente artistas digitais como eu, trocaram seus avatares pra VERDE, simbolizando apoio à campanha.


 Enfim, nem todo mundo soube disso tudo, mas aconteceu e está acontecendo ainda. A mídia internacional tentou abafar as noticias, mas quando alguns artistas de Hollywood com popularidade souberam prestaram apoio também (como o Kevin Smith).


Bom, daí os meus Amigos do NerdCast/NerdOffice me chamaram pra falar sobre isso tudo informalmente no último NerdOffice deles (um VideoLog Semanal bastante popular no Youtube). De ontem, dia que saiu, pra hoje já teve mais de 66 mil visualizações. E a média com mais prazo é mais de 150 mil...


Assista ao vídeo AQUI

1839 visitas
O DIA DOS NAMORADOS - PROJEÇÃO DE TRABALHO

Na tarde do dia 27 de fevereiro, com a presença do diretor Roberto Santucci e de seus produtores, ocorreu uma projeção de trabalho do filme Dia dos Namorados que a O2 finaliza.

 

O filme é projeto da produtora Glaz em co-produção com a Miravista, braço de produção da Buena Vista International.

 

O Dia dos Namorados

Na foto o diretor, produtores e a equipe da O2.

1017 visitas
O DIA DOS NAMORADOS - PROJEÇÃO INTERNA

Dia 25 de Fevereiro, a equipe de efeitos da pós produção assistiu a projeção da montagem final do filme O Dia dos Namorados do diretor Roberto Santucci, que será finalizado pela O2.

 

Participaram da sessão os profissionais Ana Claudia Streva, Carlo Vecchi, Ricardo Laganaro, Omar Colocci, Renato Briano e Marcelo Souza. A foto registra o término da sessão.

 

O Dia dos Namorados

869 visitas
FAROESTE CABOCLO NA O2

Dia 8 de fevereiro, na sala de projeção da O2 foi apresentada a montagem do longa metragem Faroeste Caboclo. Estiveram presentes o diretor Rene Sampaio, o fotografo Gustavo Hadba e o colorista Luciano Foca ao lado dos demais profissionais da O2 que realizarão os efeitos de pós produção do filme.

 

Faroeste Caboclo

 

Ilustra a nota foto do encontro de trabalho com Andrea Barata Ribeiro, Rene Sampaio e Gustavo Hadba.

1066 visitas