Posts Relacionados
Janaina Augustin e Quico Meirelles falam de inovação na criação de conteúdo em evento da Belas Artes


Palestra foi transmitida ao vivo e pode ser visualizada no Periscope

A Faculdade Belas Artes realizou nesta terça-feira seu primeiro Fórum de Economia Criativa. Janaina Augustin e Quico Meirelles, da O2 Filmes, participaram do evento com a palestra "Inovação em conteúdo para Novas Mídias". A palestra foi transmitida pelo site oficial da faculdade e também pelo Periscope da Janaina, diretora do núcleo Outras Telas, onde pode ser assistida até a tarde desta quarta-feira (@ janaugustin)

Além de discutirem os novos rumos na produção de conteúdo e comentarem as novas tecnologias e plataformas disponíveis, a palestra lançou o filme dirigido por Quico Meirelles para a Faculdade Belas Artes, que será lançado em breve.

 

untitled

Janaina Augustin e Quico Meirelles no Fórum de Economia Criativa da Faculdade Belas Artes

513 visitas
ChinChin, a heroína lutadora, estrela filme dirigido por Marcus Alqueres para o Festival El Ojo 2015

Produção foi filmada na Bolívia e apresenta o mote do Festival: "si eres um heróe local, puedes ser um heróe global"

 

img 0053

 

O Festival El Ojo 2015  divulgou nesta quarta-feira o filme "ChinChin - a cholita lutadora". Dirigido por Marcus Alqueres, o filme conta as aventuras da lutadora ChinChin, uma heroína boliviana que viaja para Buenos Aires para participar do El Ojo Morado, competição fictícia que reúne os melhores lutadores da Iberoamérica, em referência aos criativos que disputam os prêmios do El Ojo, festival que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro. Com criação da agência Santa Clara e produção da O2, o filme foi rodado em duas cidades bolivianas: La Paz e Pucarini, no interior do país. Foram sete dias de filmagens. A protagonista do filme é realmente uma cholita, nome dado às famosas senhoras lutadoras da Bolívia. "Percebi que ela tinha uma genuidade para a nossa personagem que não vi nas demais candidatas que em sua maioria eram atrizes profissionais. Pelo fato de ela ser lutadora, poderíamos filmar cenas de lutas reais", explica Marcus Alqueres sobre a escolha da protagonista.

 

Grande parte das cenas foi filmada a 4 mil metros de altura e com temperaturas abaixo de zero, mas o clima ajudou: as paisagens e o céu azul da região de Pucarini são mostrados em sua plenitude no filme. "Foi um processo muito prazeroso desde a interação com o time criativo da agência Santa Clara passando pela produção na Bolívia até a pós produção. Tive sorte de trabalhar com uma equipe afinada e com vontade de fazer um trabalho diferencial. Nos divertimos bastante no processo e acredito que isso se mostra no filme", elogia o diretor, que também realizou o famoso The Flying Man, um dos curtas de maior sucesso no YouTube e que vai dar origem a um longa.

Aperte o play e assista as aventuras de ChinChin.

 

668 visitas
As imagens da estreia da ópera Os Pescadores de Pérolas

A ópera Os Pescadores de Pérolas estreou em no Theatro da Paz, em Belém, na noite desta quarta-feira, 9 de setembro. Confira as fotos da noite.

 

59948 171656 (1)

59948 171672

geraldo

geraldo6

Crédito: Anderson Silva/ Agência Pará de Notícias

526 visitas
Ópera "Os Pescadores de Perólas", dirigida por Fernando Meirelles, estreia nesta quarta-feira no Theatro da Paz, em Belém

dsc 6577

 

Estreia nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, às 20h, a montagem da ópera "Os Pescadores de Pérolas", de Bizet, dirigida por Fernando Meirelles. A apresentação acontece no Theatro da Paz, em Belém do Pará, e será reapresentada nos dias 11, 13 e 15 de setembro, sempre às 20h. No dia 15 de setembro, a ópera será transmitida ao vivo, via satélite, para salas de cinema de oito cidades brasileiras: João Pessoa, Porto Alegre, Santos, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Curitiba.

 

Na montagem, o diretor mistura elementos do ambiente onde se passa originalmente a ópera (o antigo Ceilão, atual Sri Lanka) com a região amazônica. Um destes pontos de contato está no cenário criado por Cássio Amarante , que usou materiais típicos da região amazônica, como o miriti, e nos figurinos assinados por Verônica Julian, feitos a partir de tecidos locais.

 

A montagem integra a programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, e terá parte de sua narrativa contada através de um filme dirigido por Fernando Meirelles em diversos cenários de Belém. "Haverá algumas projeções em momentos específicos, a ideia é aproximar a história do público. Uma coisa é você ouvir dois cantores dizerem que um dia tiveram uma desavença, a outra é ver um empurrando o outro e a reação deles num close", revela Fernando.

 

figurino1

820 visitas
Quico Meirelles e Janaina Augustin falam de inovação na criação de conteúdo em Fórum de Economia Criativa

Faculdade Belas Artes realiza evento no dia 22 de setembro


quico forum

Quico Meirelles fala sobre inovação em conteúdo na Belas Artes


No dia 22 de setembro, terça-feira, a Faculdade Belas Artes realiza seu primeiro Fórum de Economia Criativa. Janaina Augustin e Quico Meirelles, da O2 Filmes, participam do evento com a palestra "Inovação em conteúdo para Novas Mídias", marcada para às 14h15. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

.

Janaina é diretora do núcleo Outras Telas, braço de inovação da O2 Filmes que atua na pesquisa de novas tecnologias aplicadas à produção audiovisual e no desenvolvimento de narrativas para conteúdo multiplataforma e imersivo. O núcleo produz filmes e webséries para internet e conteúdos interativos para museus e exposições. Quico é diretor de filmes para publicidade, cinema e TV. Sua atuação na área de conteúdo publicitário compreende desde os formatos tradicionais a experiências em produção para meios alternativos e digitais. Sua pesquisa na produção em conteúdos multiplaformas resultou em diversos filmes como, por exemplo, a nova campanha da Topper, dirigida a redes sociais, e o filme "O rapaz que vive atrasado", da Vivo, que já conta com mais de 8 milhões de visualizações.
.
O Fórum conta também com o autor inglês John Howkins, que cunhou o termo "Economia Criativa" em 2001 no livro "The Creative Economy", e que encerra o evento com a palestra "Tendências Globais da Economia Criativa", às 17h. Participam ainda o produtor de cinema Rodrigo Teixeira, que fala sobre o crescimento da indústria cinematográfica, e representantes do Facebook, Linkedin e Twitter, que comandam a mesa redonda "Economia criativa digital: influenciadores e empreendedores".



janaina forum site

Janaína, do Outras Telas: conteúdo multiplataformas

 


929 visitas
Assista aos ensaios da ópera "Os Pescadores de Pérolas"

ensaios pescadores de pérolas framesite

 

Os ensaios da montagem da ópera "Os Pescadores de Pérolas", de Bizet, estão rolando no Theatro da Paz, em Belém, e Neivas Ortega registrou alguns momentos. Aperte o play.

 

 


A ópera será transmitida ao vivo via satélite em salas de cinema de João Pessoa, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Santos, Brasília e São Paulo. Ingressos a venda AQUI

1314 visitas
Os figurinos da ópera Os Pescadores de Pérolas

1crop

Croquis do figurino dos personagens Noubarad, Leila e Nadir: 130 peças

 

Verônica Julian assina os figurinos da ópera Os Pescadores de Pérolas, com estreia marcada para o dia 9 de setembro, às 20h, no Theatro da Paz, em Belém. Nada menos que 130 peças estão sendo confeccionadas para os personagens da montagem dirigida por Fernando Meirelles.

 

A ópera é ambientada numa praia remota do Ceilão na Antiguidade, atual Sri Lanka, e Verônica pesquisou  imagens dos pescadores da região: "Além destas imagens do Sri Lanka, fiz uma pesquisa sobre a Índia, os tingimentos, os carimbos que eles usam para estampar os tecidos e vi também uma coleção de personagens indianos interessantes. Juntei todas essas imagens e desenhei os figurinos", relata. "Estou comprando todos os materiais em Belém, mas sem a necessidade de colocar uma marca regional. É claro que tem toque do Pará nas roupas", completa Verônica.

Verônica já colaborou em outros trabalhos da O2 Filmes, como as séries "Som e Fúria" e "Felizes para Sempre?".

**

A ópera Os Pescadores de Pérolas será transmitida ao vivo via satélite para salas de cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, João Pessoa, Curitiba e Santos no dia 15 de setembro, às 20h _saiba tudo AQUI.

 

4crop

Verônica Julian no Theatro da Paz, em Belém: material do figurino vem da cidade.



1069 visitas
Os detalhes do cenário da ópera "Os Pescadores de Pérolas"

opera-crop

Cássio Amarante e Fernando Meirelles observam maquete do cenário de "Os Pescadores de Pérolas" (foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)

 

Miriti e madeira de reflorestamento são as matérias-primas da montagem.

O diretor de arte Cassio Amarante está montando o cenário da ópera "Os Pescadores de Pérolas" em um galpão no bairro de Jurunas, em Belém. Quando estiver pronto, a obra será transposta peça a peça para o Theatro da Paz, onde a montagem dirigida por Fernando Meirelles estreia em 9 de setembro. O cenário tem estrutura metálica revestida por madeira de reflorestamento.

 

Um dos materiais usados por Cassio é o miriti, trama natural muito usada na região norte: "O miriti é um material símbolo da região. Tem características maravilhosas, é esteticamente tão bonito", aponta o diretor de arte. Cássio idealizou ambientar a história da ópera criada por Bizet, para a realidade ribeirinha da Amazônia. "Essa montagem foi pensada em Belém, de como conectar uma coisa daqui com outra lá de fora, e nos pescadores, não os de pérolas, mas os pescadores que são grande parte do povo dessa região aqui do País. Então, a ideia deste cenário é das pequenas pinguelas, dos igarapés, das estivas", explicou.

 

croqui

Croqui do cenário criado por Cassio Amarantes: miriti e madeira de reflorestamento

.

A ópera "Os Pescadores de Pérolas" será apresentada em quatro récitas, nos dias 9, 11, 13 e 15 de setembro, às 20 horas, no Theatro da Paz, com ingressos que variam de R$ 20,00 e R$ 70,00, e já estão sendo vendidos na bilheteria do teatro. No dia 15 de setembro a Ópera será transmitida ao vivo para salas de cinemas de oito cidades brasileiras, saiba mais AQUI.

 

 

1273 visitas
Primeira ópera dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles será transmitida ao vivo em salas de cinema do Brasil

opera cenario

Croqui do cenário da peça

 

Conhecido por dirigir obras no cinema e na televisão, Fernando Meirelles, diretor da O2 Filmes,  enfrenta um novo desafio em sua carreira: dirigir uma ópera. A peça em questão é "Os Pescadores de Pérolas", de Georges Bizet, que encerrará o Festival de Ópera do Theatro da Paz, em setembro, em Belém. A equipe tem ainda Cássio Amarante na direção de arte e Verônica Julian no figurino. É a primeira vez que Fernando Meirelles dirige uma ópera.

 

A peça estréia no dia 9 de setembro e terá sua exibição ao vivo via satélite para salas de cinema de 8 cidades do Brasil, no dia 15 de setembro, às 20h (horário de Brasília).

 

A transmissão é uma parceria da O2 Play, o braço de distribuição da O2 Filmes, com a  Cinelive, empresa pioneira em transmissão de conteúdos alternativos ao vivo para cinemas no Brasil. Capitais como São Paulo, Rio, Brasília e Porto Alegre, entre outras, poderão assistir a ópera no cinema em tempo real. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 13 de agosto pelo site www.cinelive.com.br.

 

"Transformei o libreto num roteiro com cenas divididas e vou filmar algumas passagens e misturar projeção com a encenação.  Acho que teremos também mais mudanças de cenários do que o habitual. Fica a cargo do maestro, dos músicos e dos cantores encantarem a plateia com a música, meu trabalho é tentar fazer a história chegar até os espectadores. Se o cantor alcançará ou não o "dó" não será problema meu, se o personagem que ele vive não interessar a plateia terá sido culpa minha", conta Fernando Meirelles sobre este trabalho.  "Estou adorando a experiência, aprendi e senti qual é o barato do gênero", completa o diretor.

Para Igor Kupstas, diretor da O2 Play, esta é uma oportunidade de distribuir um rico conteúdo. "É o cinema na ópera, e a ópera no cinema. Será imperdível. E ter esta experiência simultaneamente ao pessoal de Belém é demais. É a primeira vez que uma ópera brasileira será exibida desta forma. Fico muito feliz com a parceria com a Cinelive, que tem tanta experiência nesta atividade".

 

Veja o teaser da peça:

 

 

 

Sobre a peça: Os Pescadores de Pérolas é a obra da juventude do mestre francês Georges Bizet, sendo peça de repertório e o protótipo do período pré-impressionista da Escola Francesa. Em oposição ao título maduro de Bizet, Carmen, que procura dar cores espanholas à peça, Os Pescadores de Pérolas não envereda por esse caminho e não tenta colorir hipoteticamente o então Ceilão. Como todos sabemos, música e teatro se juntam para conseguir o milagre da ópera, mas, no caso da montagem paraense, teremos ainda um diálogo com o cinema, através da visão de seu diretor Fernando Meirelles.

 

 

Confira as salas já confirmadas para a exibição

Brasília - Espaço Itaú  Shopping Casa Park

João Pessoa - Cinespaço Mag Shopping

Curitiba - Espaço Itaú Crystal

Curitiba - Cinépolis Patio Batel

Rio de Janeiro - Cine Odeon     

Rio de Janeiro - Kinoplex Cinema Leblon

Rio de Janeiro - Cinespaço Espaço Rio Design

Rio de Janeiro - Cinépolis Lagoon

Rio de Janeiro - Espaço Itaú Praia Botafogo

Porto Alegre - Espaço Itaú Bourbon POA

Porto Alegre - GNC Cinemas Moinhos

Florianópolis - Cinespaço Beira Mar Florianópolis

Santos - Roxy Cinemas 5 Santos

São Paulo - Espaço Itaú Bourbon Pompéia

São Paulo - Espaço Itaú Frei Caneca

São Paulo - Cinépolis JK Iguatemi

São Paulo - Kinoplex Vila Olímpia

1328 visitas
SENTE-SE E VIAJE POR FERNANDO DE NORONHA

Agora é possível conhecer Fernando de Noronha sem sair de casa. O Google Maps promoveu um mapeamento dos principais pontos de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, e registrou com câmeras de 360 graus treze pontos de mergulho, além das ruas e trilhas de Noronha.


Este trabalho foi documentado pelo núcleo Outras Telas, da O2 Filmes, e o resultado pode ser visto em vídeo dirigido por Quico Meirelles e André D'Elia:


 


O arquipélago, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é um refúgio para diversas espécies da fauna e da flora do Brasil. Com o mapeamento visual da área, o internauta pode navegar por um universo deslumbrante e paradisíaco dentro ou fora da água.


O núcleo de Outras Telas reitera a necessidade de se promover projetos que aliam inovação e audiovisual no País. No final de maio do ano passado, por exemplo, uma equipe documental da O2 viajou até o interior do Piauí para participar de uma

experiência com o Google, para o projeto Loon, e registrou um teste de conexão realizado na comunidade de Água Fria.




704 visitas
Outras Telas lança mais um filme para Vivo

imagemsite delei

 

Você já deve conhecer o Delei, sujeito sempre atrasado dos comerciais da Vivo. Dessa vez ele está muito bem acompanhando pela musa Marina Ruy Barbosa. É, bem, ele estaria bem acompanhado se não se atrasasse tanto por conta da conexão do seu celular.

 

O clipe mostra como Delei perdeu a chance de ter um encontro romântico com a ruiva mais desejada do Brasil. Aliás, dizem por aí que ela tem um novo amor e ele também é ruivo.

 

Este é o segundo vídeo da campanha Delei, que conta com um boneco estilo Muppet, com criação da Y&R Brasil. No primeiro vídeo, Delei - O Rapaz Que Vive Atrasado, de Quico Meirelles, um funky melody bem humorado canta o dia a dia do rapaz que apesar de ter um celular de ultima geração, vive ficando para trás por conta da sua conexão.


O tango que mostra a segunda saga de Delei conta com a direção de Stefano Lapietra e fotografia de Bruno Tiezzi. A direção de arte ficou por conta de Marina Matsui e a produção do núcleo "Outras Telas" da O2 Filmes.

 

Vale a pena conferir!

 



Cliente: Telefonica Brasil S/A

Agência: Y&R Propaganda Ltda.

Título: Delei Romance

Duração: 2'13"


Produtora Filme: O2 Filmes 

Direção: Stefano Capuzzi Lapietra 

Direção de Fotografia: Bruno Tiezzi

Direcao de arte: Marina Matsui 

Produção Executiva: O2 Filmes 

Atendimento produtora: Janaina Augustin, Daniel Zanardi e Rafael Naldinho

Montagem: O2 Filmes

Pós-produção/ finalização: O2 Filmes 

Trilha: Loud.bz

 

 

1102 visitas
DANONE - FAMILTON FACTS #1

Confiram o filme, Familton Facts #1 que produzimos para o cliente Danone através da agência Havas. A direção é de Ale Pellegrino, a fotografia de Ralph Strelow, a direção de arte da Marina Matsui, montagem do Lucas Justiniano. A pós é da O2 e a trilha é da Zeeg.

 

O filme está no masthead do YouTube. Assista abaixo:

 

637 visitas
Vivo Resolvendo Tudo Em 5 Segundos

Para promover o serviço de conexão 4G , o personagem Ruivo da Vivo, criado pela Y&R, se encontra com o piloto Rubens Barrichello.

 

 


 

Ele mostrou que também tem muito bom humor e entrou no clima da brincadeira.

Nós produzimos 5 filmetes para internet onde a dupla interage fazendo piadas relacionadas á "rapidez" da internet do celular do Rubinho.


Quico Meirelles assina a direção dos filmes, com direção de arte de Claudia Andrade,  A pós produção é da O2 Pós.

497 visitas
GOOGLE E O2

No final de maio uma equipe documental da O2, com direção de Cassiano Prado, viajou até o interior do Piauí para participar de uma experiência com o Google, para o projeto Loon.

 

O objetivo do Google com o projeto é levar internet para comunidades e locais sem acesso, através de balões que ficam na estratosfera a mais ou menos 20 km da Terra. O Loon faz parte do ambicioso projeto do Google de conectar os dois terços da população mundial que ainda não têm acesso à internet.

 

google loon vrs2 1m48s 4x3

 

A O2 ficou em Água Fria durante a semana pré-testes e registrou a expectativa da chegada da internet na escola Linoca Gayoso, e a reação das crianças quando foi feita a primeira conexão com a internet.

 

Também participamos do lançamento dos balões com a equipe do Google-X (a "Nasa" deles). Este grupo é o mesmo que desenvolveu o Google Glass.

 

Esse teste de conexão que a O2 registrou permitiu ao Google avaliar a eficácia da tecnologia e partir para a instalação em diversos locais ao redor do mundo.

 

 

 

 

771 visitas
VIVO - ME LIGA

Confira o novo filme produzido para o cliente Vivo, através da agência Africa.


 


Me Liga tem a direção de Quico Meirelles, fotografia de Ralph Strelow, direção de arte de Marina Matsui, montagem de Lucas Gonzaga e finalização de Lucas Justiniano. A pós é da O2.

656 visitas