Posts em April 2012 (28)
CIDADE DE DEUS - 10 ANOS - REPERCUSSÃO

Confira abaixo matérias publicadas no site e na versão impressa do jornal Folha de São Paulo, de 29 de Abril de 2012, sobre a repercussão dos 10 anos de Cidade de Deus.

 

cdd ilustrada 290412

 

cdd2 ilustrada 290412

 

cdd3 ilustrada 290412

 

frase fm ilustrada 290412

1578 visitas
A PELE DO CORDEIRO - ENSAIOS

Prosseguem os trabalhos de pré produção do próximo longa da O2, A Pele do Cordeiro. O filme é uma criação de Paulo Morelli e Pedro Morelli, que também se encarregam da direção.

 

O filme será rodado na Serra da Mantiqueira, com direção de fotografia de Gustavo Hadba.

 

Nesta fase dos trabalhos estão ocorrendo ensaios sob a orientação do preparador de elenco Christian Duurvoort.

 

Ilustra a nota, foto retirada do Instagram da equipe, focalizando os diretores Paulo Morelli e Pedro Morelli com o elenco do filme: Carolina Dieckmann, Caio Blat, Maria Ribeiro, Lee Taylor, Martha Nowill, Paulinho Vilhena e Julio Andrade.

 

pele

2071 visitas
DESTINO SP - MONTADORES

Cada fase de realização de uma série tem seu ritmo característico. Destino SP, que a O2 realiza para HBO, e que aborda grupos de imigrantes que chegam à São Paulo com sonhos, expectativas e defrontam-se com a realidade cotidiana, satisfações e aflições, está em fase de montagem.

  

Deo Teixeira e Lucas Gonzaga são os montadores de Destino SP, e centralizam em suas ilhas de edição, as emoções e expectativas de todos os profissionais envolvidos. A escolha das cenas, encadeamento de sequências, a criação de pausas e suspenses, são obras dos montadores, os verdadeiros contadores da história.

 

Há ainda, a busca de músicas referenciais para cada cena, ruídos, efeitos de som e imagem, que também são estudados para ressaltar tomadas, intenções e valorizar personagens, auxiliando a narrativa da história.

 

Nesta fase o trabalho fica concentrado nos diretores, montadores, trilheiros e o finalizador que tudo acompanha. Todo resto da equipe fica ávida por poder assistir uma sequência que seja.

 

Seis episódios compõem a série Destino SP. Cada episódio enfoca um grupo de imigrantes: chineses, coreanos, latinos, bolivianos, africanos e judeus. A série foi toda filmada em locações na cidade de São Paulo e os episódios são dirigidos por Fábio Mendonça, que também é o criador da série, e Alex Gabassi.

 

 

destinosp montadores 260412

Na foto: Deo Teixeira, um dos montadores de Destino SP.

1463 visitas
A LEI TRAZ NOVOS PROJETOS

o2logo

A lei 12.465, aprovada em Agosto de 2011 pelo Congresso Nacional, criou uma cota de 3 horas e meia de programação nacional para as emissoras de televisão por assinatura, inclusive para os canais estrangeiros. Esta medida atingirá um púbico estimado de 42 milhões de espectadores e vai incentivar a produção nacional audiovisual.

 

Inicialmente, a O2 realizará dois projetos para os canais FOX e NAT GEO, para atender a nova lei. Para a FOX, uma proposta de Pedro Morelli é o projeto Contos do Edgar, que fará adaptação dos Contos de Edgar Allan Poe. Os roteiros serão de Pedro Furtado e outros jovens roteiristas.

 

Para NAT GEO, o projeto 360, a ser dirigido por Marcelo Machado, mistura jornalismo e reality show.

1358 visitas
O2 NO PRÊMIO SESI DE CINEMA PAULISTA

premiosesi 2012

 

Foram divulgados os finalistas do VIII Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista. O diretor de arte Fred Pinto e o diretor de fotografia Mauro Pinheiro Jr., são finalistas. Eles participaram do longa VIPs, que foi uma produção da O2 Filmes, em parceria com a Universal Studios, dirigido por Toniko Mello.

 

vips 1lixo ptg

 

Também foram selecionados os diretores Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, pelo documentário Lixo Extraordinário, uma produção da O2 em parceria com a produtora inglesa Almega Projects.

 

Os prêmios serão entregues em cerimônia a ser realizada em 02 de maio.

1195 visitas
A TRAJETÓRIA DA GALINHA

galinhasistema

 

O curta metragem A Galinha que Burlou o Sistema, dirigido por Quico Meirelles, foi premiado no Festival Enviro Film 2012, na Slovakia, recebendo o prêmio THE PRIZE FOR INVENTIVE USE OF MEANS OF DRAMATIC EXPRESSION.

 

O curta foi selecionado, também, para festivais na Bulgária, Itália, Espanha, Coréia do Sul e Honk Kong. No Brasil, participou da mostra É Tudo Verdade, em São Paulo, e foi selecionado para o Festival de Cinema de Blumenau, e Sercine de Sergipe.

 

poster j03e4 branco

1055 visitas
ESCOLHA O TRAILER DO PRÓXIMO LONGA DE FERNANDO MEIRELLES, 360

O Ricardo Mehedeff cortou dois trailers para o filme 360.

 

O primeiro, mais apoiado nos relacionamentos e focados nos atores mais conhecidos no Brasil.

 

 

O segundo, com um pouco mais de tensão e drama usando outros atores menos conhecidos por aqui.

 

 

A pergunta é: Se você visse estes dois trailers, qual dos filmes preferiria assistir, o primeiro ou o segundo?

 

Todo retorno será muito benvindo. Pode ser como comentário neste post ou no meu twitter @fmei7777

 

Fernando

2937 visitas
NIV FICHMAN VISITA A O2

nivfichman 600

No dia 23 de Abril a O2 recebe a visita do produtor canadense Niv Fichman.

 

Niv foi um dos produtores do longa metragem Ensaio Sobre a Cegueira, dirigido por Fernando Meirelles.

 

Na visita, estão em pauta novos projetos.

1034 visitas
PRÊMIO ABC 2012

abcine siteo2

 

A Associação Brasileira de Cinematografia promove anualmente o Prêmio ABC, concedendo aos melhores trabalhos em direção de fotografia, montagem, som e direção de arte para longas, curtas-metragens, filmes publicitários, programas de televisão e produções estudantis.

 

Neste ano, a premiação ocorrerá durante a semana ABC 2012 (entre 09 e 11 de Maio) e será precedida por uma mostra de filmes que apresenta um amplo panorama da produção cinematográfica. As sessões serão na cinemateca, na cidade de São Paulo, e são gratuitas.

 

Neste domingo, 22 de maio, às 16hs, na sala Cinemateca BNDES, será apresentado o filme VIPs, uma produção da O2 Filmes em parceria com a Universal, dirigida por Toniko Mello.

 

Confira a programação da Semana ABC no Site Oficial do Evento.

907 visitas
A PELE DO CORDEIRO - PRÉ PRODUÇÃO

Prosseguem os preparativos para o próximo longa metragem da O2, A Pele do Cordeiro. É um projeto criado por Paulo Morelli e Pedro Morelli, que farão a direção do filme. As filmagens devem começar no final do próximo mês de maio e ocorrerão em locações na Serra da Mantiqueira.

 

A direção de arte será de Fred Pinto, e a direção de fotografia de Gustavo Hadba.

 

Nesta fase dos trabalhos, vários profissionais vão se integrando para formar a equipe necessária para as inúmeras tarefas a serem desempenhadas. Visitas às locações, testes de fotografia, ensaios com o elenco escolhido, análise das propostas de arte e figurino e a análise técnica do roteiro para o planejamento de todas as diárias de filmagens.

 

Ilustra a nota, foto dos diretores Paulo Morelli e Pedro Morelli, da produtora executiva Cris Abi e da assistente de direção Andrea Jundi numa reunião de trabalho para analisar um primeiro plano de filmagem.

 

dsc02465

1389 visitas
HOMENAGEM AOS ÍNDIOS

19 de Abril é o dia em que a população indígena é homenageada oficialmente. Os últimos dados estatísticos divulgados mostram que os índios estão espalhados por todo o país.

 

Em 2010, 80,5% das cidades brasileiras tinham moradores que se reconheciam como índios. São Paulo é a capital brasileira com maior número de índios: são 12.977 indivíduos. É a quarta cidade do país com a maior quantidade de população indígena. À frente de São Paulo, estão apenas os municípios do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Oliveira e Tabatinga. Os índios são 0,4% da população brasileira.

 

Xingu, a produção da O2 em cartaz nos cinemas de todo o país, focaliza o papel dos irmãos Villas Bôas na defesa da população indígena.

 

Para homenagear nossos irmãos índios, resgatamos do Blog do Xingu, um trecho do post que o diretor Cao Hamburger escreveu, datado de 19 de Novembro de 2010. Vale a pena rever.

 

"Depois de passar tanto tempo a céu aberto, sol, rios, mata... 
Dormimos a ultima semana nas enormes e incríveis ocas dos Yawalapitis, ouvindo os sons do Xingu e acordando ao som das mulheres da aldeia cantando em seu dia de festa.
Parecia um sonho.
No ultimo dia no Xingu, acordamos as 4 da manhã com lindas índias cantando e dançando... Entravam e saiam das ocas com uma música linda...depois pedi para traduzirem... Eram canções alegres que falavam de coisas simples da vida, como as nossas canções. Os índios não são tão diferentes de nós.... São só mais alegres, menos estressados, mais inteiros....menos idiotas. Ou menos idiotizados por séculos de uma sociedade que nos impõe padrões de felicidade. 
Conviver com uma sociedade diferente da nossa, nos serve de espelho. Olhamos para nós mesmos de outra forma."

 

Ilustramos com um vídeo, também extraído do Blog, com o índio Daniel, filmando a equipe que trabalhou no longa.

 

993 visitas
FESTIVAL DE TRIBECA - XINGU

tribeca

 

Dia 18 começa o Festival de Cinema de Tribeca, onde será apresentado, na mostra Spotlight, o longa Xingu, dirigido por Cao Hamburger, que está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

 

Este festival americano é dirigido à produções independentes e foi fundado em 2002 por Robert De Niro e dois parceiros. O festival acontece na cidade de New York. Curtas, documentários e ficção em longa metragem são selecionados anualmente para participarem do Tribeca Festival.

 

Confira abaixo o trailer do filme Xingu.

 

1160 visitas
O2 APRESENTA JORGE AMADO

Dia 16 de Abril, no Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, será inaugurada a exposição que aborda a obra literária de Jorge Amado. É uma produção do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação Casa de Jorge Amado, Santander, Grapiuna e Museu da Língua Portuguesa.

 

A O2 é responsável pela montagem e finalização dos vídeos para a exposição que estará aberta para o público entre 17 de Abril e 22 de Junho. O Museu da Língua Portuguesa fica na Estação da Luz, no centro de São Paulo.

 

Ao lado das produções anteriores da O2: Expo Xangai em 2010, O Xingu dos Villas Bôas, no SESC Pompéia em 2011, a exposição Jorge Amado e Universal, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, é produção de conteúdo adaptada aos suportes de exibição e à dinâmica do espaço da mostra. No caso de Jorge Amado, alguns vídeos foram adaptados à telas verticais, em formato de tablets.

 

jorge-amado

3713 visitas
DESTINO SP - ANDAMENTO

Os trabalhos da série Destino SP prosseguem, agora, nas salas de montagem. Os montadores Doe Teixeira e Lucas Gonzaga selecionam as melhores cenas para os diferentes episódios que comporão a série a ser exibida no canal de TV fechada HBO.

 

São seis episódios que abordam ficcionalmente o cotidiano de diferentes grupos de imigrantes que acomodam-se na cidade de São Paulo: Africanos, Latinos, Chineses, Bolivianos, Coreanos e Judeus.

 

A direção é de Fabio Mendonça e Alex Gabassi, com direção de fotografia de Marcelo Trotta e César Charlone. A direção de arte é de Cássio Amarante.

 

Todas as filmagens foram realizadas em locações na cidade de São Paulo.

 

A fotógrafa still da série, Cacá Meirelles, registrou o trabalho de toda equipe. Algumas dessas fotos ilustram esta nota.

 

equipedsp001

 

equipedsp002

 

equipedsp004

 

equipedsp006

 

equipedsp007

 

equipedsp008

 

equipedsp009

1007 visitas
FELIPE CAMARGO NO PROGRAMA DO JÔ

Confira entrevista de Felipe Camargo, intérprete de Orlando Villas Bôas no longa Xingu, para o Programa do Jô, da Rede Globo.

 

Felipe fala sobre o longa e curiosidades sobre as filmagens realizadas em Tocantins.

 

860 visitas