SE ORLANDO VILLAS BÔAS TIVESSE CONHECIDO A PRESIDENTE DILMA

A Vida Imita a Arte (de novo...)

 

Na semana de lançamento de XINGU, nossa presidenta, numa reunião com os integrantes do Forum do Clima para discutir a participação do Brasil na Rio+20,  praticamente repetiu o texto dos vilões do filme, os militares desenvolvimentistas que acreditavam que a Transamazônica traria progresso e prosperidade para o país.

 

Em uma cena do filme, ao defender a construção da estrada que passaria no meio da aldeia dos Kren Akarore, um coronel diz para Orlando Villas Bôas:

- Orlando, tire os índios de lá. O progresso é bom para todo mundo.

-Não, não é. - Responde o Orlando -Não sei nem sei se é bom para nós.


Orlando tinha um sonho, a criação do Parque para preservar o que ele via ameaçado pela obsessão de desenvolvimento dos brancos. Pelo tamanho da área que queria isolar, seu sonho era considerado uma piada por quase todos os envolvidos na questão, mas talvez pelo fato do Jânio estar na presidência, um camarada considerado maluco ou visionário, o improvável aconteceu. 

 

Imagino que se na época estivesse no Catete nossa pragmática presidenta, provavelmente não existiria hoje o Parque Nacional do Xingu, com suas florestas, e nem as 50 tribos com suas culturas preservadas. Se a Presidenta Dilma estivesse no lugar de Jânio, ao receber a proposta do Parque das mãos de Orlando, provavelmente teria repetido o que disse ao se referir na semana passada aos questionamentos dos cientistas e ambientalistas aos projetos das usinas hiderlétricas na Amazonia: "Meu querido, no mundo real não se pode tratar de temas absolutamente etéreos ou fantasiosos. Me desculpe, mas não há espaço para a fantasia." (sic)  

 

O fato é que hoje, 50 anos depois, a Trasamazônica não existe mais, mas o Parque está lá com sua área e cultura preservadas, administrado pelos índios.

 

Sonhe um pouco presidenta, ou ao menos escute o sonho dos que conseguem sonhar.

 

Fernando Meirelles.

5873 visitas
2 COMENTÁRIOS
RVK RS12 de Abril de 2012 - 18:59 | #1
Com certeza a Dilma, Lula ou qualquer outro representante do POVO BRASILEIRO terão a mesma atitude com os primeiros habitantes desse país. Lamentável estão abandonados apenas pela sorte!
robney bruno08 de Abril de 2012 - 22:02 | #2
disse tudo Fernando.